terça-feira, 6 de abril de 2010

Tutorial para instalação do CUDA no Ubuntu 9.04

Essa instalação pode parecer complicada pra quem é usuário novo no Linux (como eu). Mas no geral ela é bem simples, no tutorial abaixo procurei tratar os principais possíveis erros que ocorrem na instalação. Lembrando que esse tutorial é aplicado para o Ubuntu versão 9.04. recomendo que usem essa versão, já que a 9.10 traz uma série de novos problemas durante a instalação (o mais conhecido é o da versão do gcc).

1 – Instalar as ferramentas essenciais que utilizaremos. Para isso abra o terminal e digite sudo apt-get install build-essential libglut3-dev. Isso também pode ser feito através de Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic, de um jeito a lá Windows.

2 – Agora entrem no site www.nvidia.com/object/cuda_get.html. Na seção de downloads para Linux faça o download do driver (atualmente na versão 195.36.15. Lembre-se de certificar se sua versão do Ubuntu é 32 ou 64 bits para baixar o driver certo!), do toolkit para o Ubuntu (atualmente na versão 3.0) e por último do SDK. Lembrando que é interessante também baixar os guias da Nvidia (em inglês) que estão disponíveis nessa mesma página pra quem quiser mais detalhes.

3 – Uma vez feito os downloads dos arquivos, é hora de instalá-los. Primeiro vamos instalar o driver. Se você já possui um driver de vídeo, não se preocupe, siga normalmente as instruções e quando o programa de instalação perguntar se deseja desinstalar os drivers antigos, simplesmente responda sim. Agora, use o comando Ctrl + Alt + F1 para mudar para o Console do Linux (lembrando que para voltar para o modo gráfico use Ctrl + Alt + F7), depois use o comando sudo killall gdm para matar o modo gráfico, se isso não for feito ocorrerá um erro antes de começar a instalação. Agora que não temos mais o modo gráfico rodando, vamos à pasta para aonde os arquivos foram baixados usando o comando cd (no meu caso foi no Desktop mesmo: cd Desktop, outro lembrete útil é usar o comando ls para listar os arquivos que estão dentro da pasta). Agora podemos instalar o driver com o comando sudo sh NVIDIA-Linux-x86_64-195.36.15-pkg2.run . Reponda yes a tudo que aparecer. Se você foi um bom menino, então o driver será instalado sem problemas! Agora use o comando sudo gdm start para voltar ao modo gráfico.

4 – O próximo passo é instalar o cuda toolkit. Essa etapa é muito simples: Abra o terminal, vá até a pasta onde se encontra o arquivo cudatoolkit_3.0_linux_64_ubuntu9.04.run e utilize o comando sudo sh cudatoolkit_3.0_linux_64_ubuntu9.04.run . Uma vez o meu arquivo cuda toolkit veio sem permissão pra ser executado (como disse antes, sou novo no Linux e não sei porque isso ocorreu) então tive que usar o comando chmod 777 no arquivo para habilitar a permissão de execução. Mais uma vez... se você for uma pessoa de bem, o arquivo será instalado corretamente de primeira!
5- Finalmente vamos ao SDK, aonde poderemos ver de fato o que é CUDA. Confesso que quebrei a cabeça pra instalar isso no Linux, e esse é um dos motivos de porque eu estou escrevendo este tutorial. Depois de muito apanhar, descobri que a primeira coisa a ser feita é editar o arquivo .bashrc para adicionar as variáveis de ambiente. Abra o console, digite sudo gedit .bashrc, um editor será aberto, vá até a última linha e adicione:

export PATH=$PATH:/usr/local/cuda/lib

export LD_LIBRARY_PATH=$LD_LIBRARY_PATH:/usr/local/cuda/lib

Aqui é que estavam todos os meus problemas! Acontece que estou usando uma versão 64bits do SO, logo é preciso adicionar 64 ao fim de cada endereço:

export PATH=$PATH:/usr/local/cuda/lib64

export LD_LIBRARY_PATH=$LD_LIBRARY_PATH:/usr/local/cuda/lib64

Caso seu SO não seja 64 bits, os endereços sem 64 funcionarão normalmente.
Agora salve, feche o editor e saia do terminal para as modificações terem efeito. Abra novamente o terminal e instale o SDK:
sudo sh gpucomputingsdk_3.0_linux.run. Feito isso, vá ao local /NVIDIA_GPU_Computing_SDK/C e digite make para compilar os programas exemplo.

6 – Finalmente, podemos nos divertir com os exemplos da NVIDIA. Vá para /NVIDIA_GPU_Computing_SDK/C/bin/linux/release e dê um ls, assim você verá o nome de todos os programas exemplo. O preferido da galera é claro que é a fumaça do Lost. Para rodá-la use ./smokeParticles.

Bom, fiz esse tutorial visando um público não muito familiarizado com o Linux, por isso está tão detalhado. Se você conhece Linux recomendo esses links:

http://www.herikstad.net/2009/04/setting-up-cuda-environment-in-ubuntu.html

http://gpubrasil.com/2009/10/02/instalacao-do-cuda-no-ubuntu/

Se alguém tiver algum problema, quiser fazer alguma correção ou adicionar algo, sintam-se livre para falar na parte de comentários do blog.
Até a próxima!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Artigo Interessante

Nos passeios pelo google acabei achando esse artigo. Vale a pena dar uma lida.

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/CUDA-Programe-a-sua-NVIDIA/